Você está cansado?! Não sabe o que fazer para mudar um pouco sua rotina...vamos citar agora 13 eventos imperdíveis para você fazer em São Paulo, de acordo com a Folha de São Paulo.
CINEMA
"A Pele que Habito" (estreia em 14/10)
A história que Pedro Almodóvar conta em seu novo filme é surpreendente. O drama mostra como um cirurgião (Antonio Banderas) vai aperfeiçoando técnicas de criação de uma pele que poderia ter salvado sua mulher, morta em um incêndio. A tentativa de estupro sofrida por sua filha também é fundamental para a sequência inusitada de fatos que "amarram" toda a produção.
Retrospectiva Lars von Trier (até 20/10)
É a chance de ver os filmes consagrados do diretor dinamarquês. Na programação, há sucessos como "Dogville" e "Anticristo", e o mais recente, "Melancolia". Saiba mais na reportagem do Guia. Cinemateca Brasileira - lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3512-6111. Até 20/10. Ingr.: R$ 8.
35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (começa em 21/10)
Um dos principais eventos do ano, a mostra chega com mais de 300 filmes nesta edição. Quem gosta de cinema não perde por nada, até porque a programação conta com produções raras e ainda inéditas, exibidas em diversas salas da capital paulista.
5º Festival Cinema do Oriente Médio (até 9/10)
O evento traz filmes produzidos em países como Egito, Iêmen e Síria, e as produções refletem o momento vivido nestas regiões --como as revoltas por regimes políticos mais democráticos, com diretos a liberdades para as mulheres.
TEATRO
Viver sem Tempos Mortos (estreia em 8/10)
No monólogo, Fernanda Montenegro interpreta Simone de Beauvoir, a polêmica escritora e companheira de Jean-Paul Sartre. A atriz permanece sentada em uma cadeira enquanto relembra o passado, a mocidade tempestuosa e o engajamento pelas causas do feminismo. A direção é de Felipe Hirsch.
Cabaret (estreia em 27/10)
A atriz e bailarina Claudia Raia é produtora e estrela do musical, que já fez sucesso na Broadway e ganha tradução de Miguel Falabella. A direção é de José Possi Neto. O elenco conta com mais de 20 atores, incluindo Jarbas Homem de Mello como o mestre de cerimônias.
Procópio Ferreira - r. Augusta, 2.823, Cerqueira César, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3083-4475. Estreia em 27/10.
DANÇA
Flamenco Festival (de 17 a 20/10)
Realizado em cidades como Nova York, Londres, Paris e Tóquio, o evento --que tem como proposta divulgar a riqueza da arte flamenca em grandes palcos mundiais-- leva quatro atrações de destaque ao Teatro Municipal de São Paulo (centro da capital). No dia 17, o público poderá ver a apresentação do violonista Vicente Amigo, com o "Recital de Guitarra"; o dançarino Israel Galván mostra o espetáculo "La Edad de Oro" no dia 18; em seguida, é a vez de a companhia Rafaela Carrasco encenar "Vamos ao Tiroteo"; e a companhia Antonio Gades, ícone da dança espanhola, fecha o evento com "Bodas de Sangre" e "Suite Flamenca".
SHOWS
Eric Clapton (12/10)
O cantor, que não se apresenta em palcos brasileiros desde 2001, também faz shows no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, antes de seguir para a Argentina e Chile. Em São Paulo, a apresentação será no estádio do Morumbi (zona oeste), e já há vários setores esgotados.
Aerosmith (30/10)
A banda norte-americana vem ao Brasil para única apresentação, em 30 de outubro, na Arena Anhembi (zona norte). Os ingressos da pista premium --que custam R$ 500-- estão esgotados.
*
EXPOSIÇÕES
"Queremos Miles!" (20/10 a 22/1/2012)
A exposição, que ficará em cartaz no Sesc Pinheiros (zona oeste), reconstitui a trajetória do trompetista e compositor de jazz norte-americano Miles Davis, considerado um dos músicos mais influentes do século 20. O público poderá conhecer mais sobre sua vida e carreira, desde a infância em St. Louis até seu último concerto, no La Villette de Paris. Clique aqui e saiba mais sobre a mostra.
"Chaplin e a Sua Imagem" (estreia em 19/10)
A exposição inédita sobre Charles Chaplin reúne 200 fotos, filmes, documentos, desenhos e cartazes desse comediante e diretor que se tornou um dos mais famosos atores da era do cinema mudo. A programação inclui a exibição de "How to Make Movies" (1918), que mostra os bastidores dos estúdios de Chaplin, e um "making of" de "O Grande Ditador" (1940).
Em Nome dos Artistas (até 4/12)
Em comemoração dos seus 60 anos, a Bienal de São Paulo traz à capital paulista alguns dos maiores nomes da arte contemporânea dos EUA. A mostra reúne 219 peças da coleção do Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley, da Noruega. Cinquenta artistas foram selecionados para a exposição, entre nomes consagrados, jovens promissores e o britânico Damien Hirst --o único "intruso", nas palavras do curador Gunnar Kvaran--, para o qual é dedicado um andar inteiro do pavilhão.
Modernismos no Brasil (estreia em 6/10)
Exposição com 150 obras nacionais e internacionais do acervo do MAC discute a existência de apenas um modernismo brasileiro, apresentando as várias vertentes da arte produzida no período. A mostra é dividida em cinco blocos, com produções de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Victor Brecheret, Marc Chagall e Lasar Segall, entre muitos outros.
MAC USP Ibirapuera - Pavilão Cicillo Matazarro - Parque Ibirapuera, zona sul, São Paulo, SP. De 6/10 a 29/1/2012. Ter. a dom.: 10h às 18h. Tel.: 0/xx/11/5573-9932. Grátis.