terça-feira, 20 de setembro de 2011

O ANTROPÓFAGO

Abaporu, esse é o nome da famosa pintura da artista plástica Tarsila do Amaral. A representação, em questão, fez parte de uma época importante para o cenário artístico brasileiro, que teve início na década de 20, o período Modernista. É considerada um símbolo da brasilidade defendida pelos modernistas. Nada mais ufanista do que um nome em tupi-guarani. O ideário foi baseado na arte puramente voltada a raiz nacional, ou seja, expor somente características culturais brasileiras em suas obras.
basicamente ruralista, começa a se urbanizar e modernizar.
Não foi diferente no ramo das artes plásticas, literatura e arquitetura. Um novo movimento, chamado Modernismo, foi tomando forma durante esse período de mudanças, principalmente no ramo das artes plásticas e literatura. Modificações essas que buscam a renovação estética, a originalidade, a ideia de não seguir regra alguma e a necessidade de eliminar as influências do passado.  [1]
Foi nesse cenário que Tarsila do Amaral criou o quadro “Abapuru”. Através de sua influência Cubista e ideias modernistas. Homem nu, pintado com a cor marrom queimado, suas formas desproporcionais, pés grandes e mãos finas, beiço enorme. A cabeça pequenina, apoiada sobre uma das mãos, onde a sua volta sente-se a sol escaldante, com o miolo alaranjado e o contorno amarelo vivo, utiliza cores fortes e marcantes.
Tarsila casou-se com Oswald de Andrade em 1926. Seu envolvimento com as artes, ditas brasileiras, fica marcado profundamente, quando presenteia o marido com a obra “Abaporu”, em janeiro de 1928.  Ano esse que marca também, a fundação do movimento Antropofágico.
 “A figura do Abaporu simbolizou o Movimento, que queria deglutir, engolir, a cultura européia, que era a cultura vigente na época, e transformá-la em algo bem brasileiro. Outros quadros desta fase Antropofágica são: 'Sol Poente', 'A Lua', 'Cartão Postal', 'O Lago', 'Antropofagia', etc. Nesta fase ela usou bichos e paisagens imaginárias, além das cores fortes.”[1]
 O Abaporu (dimensões 85 cm X 73 cm) é uma pintura que expressa toda a idéia de brasilidade. O nome é de origem indígena e significa o homem que come carne humana, o antropófago. “Foi a partir dessa tela que Oswald de Andrade elaborou a teoria da antropofagia para a arte moderna do Brasil, que resultou no Manifesto Antropofágico, publicado no primeiro número da Revista de Antropofagia, em 1928” (Pronça, GRAÇA, p.336)



Nenhum comentário:

Postar um comentário