Existe um importante período cultural brasileiro, que está inserido no panorama das artes e merece atenção, o período Modernista. Ao longo do trabalho será feito uma abordagem do período modernista no Brasil, durante o século XX. Um ideário baseado na arte puramente voltada a raiz nacional, ou seja, expor somente características culturais brasileiras em suas obras. Uma representação que traz esse conceito é o quadro “Abaporu”, realizado pela pintora Tarsila do Amaral. Será nele e na artista que iremos nos aprofundar.
O século XX, para o Brasil, começa a se moldar como um período de progresso, surgimento de novas fábricas, investimento técnico obtido da prosperidade no período cafeeiro e uma grande massa de imigrantes, que foram chegando e aumentando significativamente a população brasileira. Não foi diferente no ramo das artes plásticas, literatura, arquitetura. Um novo movimento, chamado Modernismo, foi tomando forma durante esse período de mudanças.
Toda a visão de mundo novo, na área das Artes, passou por algumas transformações, mas não perdeu sua raíz nacional. Começou com o Modernismo, na Semana de 22 e passou pelo Movimento Antropofágico, em 1928, inspirado pela obra de arte de Tarsila do Amaral o “Abaporu”. O ideário ficou imortalizado por várias revistas, inclusive a Revista de Antropofagia.
Essa nova era aparece inicialmente através de críticas literárias de Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Mario de Andrade, entre outros, que abordavam esse novo tempo que estava iniciando. Exemplo disso é o Manifesto Futurista, de Marinetti, em que Oswald de Andrade começa a expor “sua opinião” a respeito desse movimento, em 1912.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioD6MlLuXyMBvXU3a-4_Ee-5cu-X4AqW_kScUsgJ_23dMNDiSA8k3yKSyQaKE4d-8G3vL-QkdQme-dn7FUFj-U1zj9O_9uU3donO9bWg4JSNQFoqKQPX25a_SVvIMhQs-cez2vSuucbA/s400/modernismo_abaporu.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário